sábado, 20 de novembro de 2010

Identidade Docente- Augusto Bezerra e Elciana Alves

Augusto Cezar de Oliveira Bezerra
Elciana Cardoso Alves Maués Corrêa

Introdução

As disciplinas estudadas na licenciatura contribuíram de forma significativa no processo de formação da identidade docente, pois através dos estudos obteve-se êxito no repasse dos conhecimentos, ajudando assim na formação do discente enquanto cidadão critico e na vida profissional, através das licenciaturas abriu-se novas oportunidades, as quais contribuíram na formação educacional e social, obtendo-se desta forma um processo continuo de ensino-aprendizagem.
A educação escolar é, atualmente, um campo de ação em constante mutação. Mudanças organiza¬cionais, curriculares, extracurriculares e outras, de¬finidas no quadro de sucessivas reformas e políticas educativas, exigem dos professores novos papéis e novas competências.
Acredita-se que a formação dispensada no curso de graduação proporcionou uma visão diferenciada do contexto social, pois a partir da licenciatura teve-se uma formação mais critica da realidade que se tinha antes.
Como um dos instrumentos colaboradores para as mudanças que se realizaram no processo de abstração do conhecimento na graduação, pode-se elencar a dialética metodológica capaz de transformar o cidadão enquanto sujeito crítico.
Segundo Chauí (1995, p. 203),

A dialética é a única maneira pela qual podemos alcançar a realidade e a verdade como movimento interno da contradição (...) a contradição dialética nos revela um sujeito que surge se manifesta e se transforma graças à contradição de seus predicados, tornando-se outro do que ele era pela negação interna de seus predicados. Em lugar de a contradição ser o que destrói o sujeito (como julgavam todos os filósofos), ela é o que movimenta e transforma o sujeito, fazendo síntese ativa de todos os predicados postos e negados por ele.

Essa perspectiva proporciona ao cidadão uma críticidade formativa, fazendo com que repensem alguns valores que antes não eram postos na sua realidade.


A importância da questão de modo geral, reúne sujeitos e métodos que permeiam o ensino superior e desta forma nos remete a possibilidade de contribuição no âmbito da realidade abancada pelo problema proposto. Sabe-se que o planejamento e preparação é fator primordial para o sucesso e o primeiro passo na organização metodológica de uma pesquisa de cunho científico, dessa forma pode-se também pensar em planejamento em todas as fases da docência e suas etapas. Tendo em voga o processo de formação continuada dos docentes na discussão mais prioritária questiona-se, se os egressos das instituições de ensino superior no que concernem as licenciaturas se encontram preparados para ensinar e aprender?

HIPÓTESES

1. Os egressos da faculdade pesquisada encontram-se preparados para ensinar e aprender, pois o currículo da faculdade é aberto as inovações;
2. Os egressos da faculdade pesquisada não sentem-se preparados para enfrentar o mercado de trabalho, pois a forma de repasse das questões identitárias ocorreram de forma simploria
3. Os egressos da faculdade pesquisada não possuem uma infraestrutura adequada, pois as instalações educacionais são ultrapassadas;
4. Os egressos da faculdade pesquisada não possuem uma infraestrutura adequada, não possuem métodos que contemplem o ensino e a aprendizagem, pois através deles o professor poderá ter um resultado mais eficaz;
5. Os egressos da faculdade pesquisada não possuem processo avaliativo adequado, pois deve se continuo e permanente.

Buscar compreender como essa formação se constrói de forma continua e significativa no ensinar do professor universitário e na solidificação de outros conhecimentos é fundamental para melhoria na qualidade do ensino acadêmico, principalmente na ação do ensinar enquanto aprendizagem.
Considera-se a necessidade de qualificação e educação continuada do professor, se vai no decorrer da pesquisa buscar decodificar como ocorre o processo metodológico de capacitação do profissional da educação no âmbito universitário, levantando-se também o questionamento de como o conhecimento se constrói ao longo da carreira da docência superior. A educação se encontra sobre grande pressão, fator esse do qual se pode atribuir a um mundo em rápida transformação. Este processo de transformações e mudanças que afetam em particular o ensino superior tem se refletido na enorme quantidade de informações em que os alunos têm sido submetidos principalmente no período de graduação. Tudo isso acrescido de grande instabilidade e competitividade no mercado de trabalho são fatores que remetem a fundamentar não só pela relevância do contexto acadêmico como principalmente social.
Algumas inquietações como estas acima citadas, fazem questionar como está sendo formados, qualificados e trabalhados os docentes do ensino superior, e como a qualificação do professor universitário estar relacionada com o repasse do conhecimento em sala de aula.
Desta forma, acredita-se que este trabalho possa contribuir não só para comunidade acadêmica como também à sociedade de modo geral, a minimizar algumas lacunas existentes na formação do profissional de educação e sua qualificação continuado ao longo do processo. Nesse sentido, busca-se investigar como estão sendo preparados os professores no exercício do ensinar para a docência superior, e como é necessário compreender se na ação do ensinar existe a formação continuada desse profissional de educação, como se pode corroborar para que as metodologias sejam voltadas para melhor formação deste profissional no ato da abstração do saber enquanto se leciona.

REFERÊNCIA

CHAUI, Marilena de Souza. Ideologia e Educação. São Paulo. Revista CEDES, n.2, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário