quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

plano de aula de Eliam Vieira,Gleiciane Silva.Marinalva Silva .Telma Rodrigues

PLANO DE AULA

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Luzia.

Diretora: Antonia Santos e Silva.

Coordenadora: Luzineide Fiel Rocha.

Professoras: Eliam Vieira, Gleiciane Silva, Marinalva Silva e Telma Rodrigues.

Disciplina: Geografia

Série: 4ª Turno: vespertino. Turma SPDI-42

Data: 14/01/2010

C/H: 45 minutos

Tema gerador: Ética e cidadania

Conteúdo: Geografia, Direitos e deveres do aluno no Município.

Objetivos:

Geral:

· Compreender seus direitos e deveres perante a sociedade.

Específicos:

· Socializar os conhecimentos prévios com a realização de uma aula dialogada.

· Reconhecer os direitos e deveres na sociedade por meio das dinâmicas.

· Identificar problemas sociais na própria comunidade também por meio das dinâmicas.

· Socializar a turma.

Procedimento Metodológico:

Primeiro momento: Inicialmente aula será realizada com uma aula dialogada para levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.Logo após uma exposição do assunto com uma aula também dialogada e participativa voltada para a realidade do aluno.

Segundo Momento: Neste segundo momento a aula será realizada com o desenvolvimento de algumas dinâmicas para a compreensão do assunto. A primeira dinâmica será a do boliche. Utilizaremos garrafas pet que servirão de boliches, uma bola confeccionada de papel, um cartaz de prega confeccionado de jornal e fichas feitas de papelão com palavras e frases referentes ao assunto. Nas garrafas estarão coladas palavras referentes ao assunto. Os alunos divididos em grupos tentarão derrubar as garrafas, quando isso acontecer, irão ler as palavras e depois procurarão dentro de uma caixa fichas que estarão escritas essas mesmas palavras. E para finalizar eles identificarão se essas palavras fazem parte dos seus direitos e deveres e fixarão no cartaz de prega.

A segunda dinâmica será a do dado. Nesta utilizaremos um dado confeccionado de papel cartão e pincel atômico. Os alunos também serão divididos em grupos, para iniciar chamaremos um componente de cada grupo para decidir por meio do par ou impar quem irá começar. Um aluno joga o dado que estará escrito direitos e deveres, mostraremos para cada componente participante, várias palavras escritas em fichas de papelão referentes ao assunto trabalhado. Eles tentarão desenhar no quadro o que lerão nas fichas para que os outros componentes do grupo adivinhem e identifiquem de acordo com o assunto. Ganhará o grupo que identificar mais desenhos de acordo com o assunto. Para finalizar a aula será produzido coletivamente um contrato didático com a participação de toda a turma sobre seus direitos e deveres que será escrito em duas folhas 40 quilos.

Recursos:

Materiais: Garrafas Pet; Jornal; Livros; Papel Chamex: Papel Cartão; Pincel atômico; Tesoura; Cola para isopor; Fita Durex;

Humanos: Professores e alunos

Financeiros: A escola arcará com todos os custos

Avaliação:

A avaliação acontecerá de acordo com o desenvolvimento de cada aluno no decorrer das atividades. Desta forma será de caráter contínuo e processual

Referências:

BRASIL, Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente Bras

Direitos e deveres do cidadão Brasileiro (on line) disponível no site http://www.coladaweb.com/direitos-e-deveres-do-cidadão-brasileiro.com.br.(capitulado em 13/01/2010)

GRANGEIRO, Cândido. Geografia. O mundo em movimento cultura a grande festa. Curitiba: Positivo, 2008

3 comentários:

  1. Amei saber que vocês aderirão ao vício da net!!!
    Eu estou morrendo de saudades dessa turma querida...
    Coloque mais fotos no blogg pra eu matar a saudade pelo menos pelas fotos.
    Bjos a todos e nunca se esqueçam de mim.
    Ki vcs sejam muito felizes.

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  2. Depois eu vou ler com bastante atenção tudo que vcs divulgarão aqui.
    bjs.

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