segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Primeira Avaliação- Geniuza Moraes, Vanilde Silva e Railda Machado

ATIVIDADE 1

Diagnosticando problemas educacionais da escola na atualidade

Os problemas evidenciados na escola atual vêm crescendo freqüentemente, por falta de compromisso dos governantes, que entre eles constam os pontos positivos e negativos.
*Positivos:
. Sala de informática;
. Formação continuada;
. Espaço físico;
. Quantidade de vagas para a clientela escolar;
. Quadro administrativo suficiente;
. Planejamento da prática pedagógica;
. Interação entre gestão, coordenação e professores da escola;
. Realização de projetos;
. Organização de eventos na escola;
. Interação e participação do aluno nas atividades escolares.
*Negativos:
. Computadores não suficientes para a quantidade de alunos;
. Quadra esportiva;
. Biblioteca;
. Sala de vídeo;
. Material didático;
. Falta do compromisso da família;
. Professores não capacitados na área da informática;
. Jogos educativos;
. Sala dos professores;
. A falta de interação entre professores.
Para reverter essa situação ruim, precisamos conhecer e reivindicar nossos direitos, para que os responsáveis pela educação tenham mais compromisso e realizar o que a escola pretende alcançar, o objetivo que é preparar para a vida e para o mercado de trabalho.
Portanto, para avançarmos a cada dia, precisa-se dar credibilidade e investir na educação, para que venha suprir todas as necessidades da escola.


ATIVIDADE 2

PESQUISAS DE CURRÍCULOS, CONCEITOS E CITAÇÃO DIRETA
“O termo currículo a julgar por sua derivação parece aplica-se com mais propriedade ao programa de atividades, ao curso que os alunos fazem na escola” (HIRST, 2010. p. 03).
KELLY, A, V. O currículo. Teoria e Prática. (online) Disponível no site http://www.uma.pt/jesussousa/CCC/10queeocurriculo.pdf (capitulado em 05/01/2010)

MULTICULTURALLISMO
Segundo GONÇALVES e SILVA, (2010, p. 03)
“Multiculturalismo refere-se aquilo que traz em se elementos de muitas culturas. Desse conceito inicial desenvolvemos a idéia de multiculturalismo”
RODRIGO, Antonio Greco. Multiculturalismo (on line). Disponível no site http://docs.google.com\viewer?a=v§q=cache:mm3kOFzwEj:www.tcdesign.emg.br\en\pdf\antoniogreco.pdf+multicultural(capitulado em 05-01-2010).


INTERDISCIPLINARIDADE
“São os professores que, por sua iniciativa, vem realizando, com uma freqüência crescente, experiências de ensino que visa alguma integração dos saberes disciplinares e implicam algum tipo de trabalho de colaboração entre duas ou mais disciplinas” (POMBO, 2010. p. 08)
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade (online) Disponível no site http://docs.google.com\viewer?a=v§q=cachê:xy4vchenvwj:WWW.educ.fc.ul.pt\docentes\opombo\mathesis\interdisciplinaridade (capitulado em 06/01/2010)

EDUCAÇÃO
“Educação o processo em que o humano vai buscando trilhar o caminho do amadurecimento integral. Este processo não é momentâneo ou passageiro, mas sim uma dinâmica que precisa ser buscada durante toda a existência” (GIRARDI, 2010. P.01)
GIRARDI, Dennys Robson. Educação (on line) Disponível nositehttp\\pt.Shoong.com/humanties/1625514 educação.um.conceito/(capitulado em 06/01/2010)

TRANSVERSARIDADE
“Os temas transversais servem para ampliar o conhecimento do aluno fazendo com que as discussões de sala de aula ultrapassem os limites da disciplina e se ampliem para um universo cada vez maior” (LOBATO, 2010. P.06)
LOBATO, Anderson Cesar. Transversais (online) Disponível no site http://docs.google.com/viewer?a=v§q=cache:Q-Ey8Mptwjij:www.cecimig.fae.utmg.br/wp-content/uploads/2007/10/andres(capitulado em 06/01/2010)



ATIVIDADE 4

IDENTIFICANDO CULTURAS

*RELATIVISMO
De acordo com o filme “BORAT”, demonstrou o quanto é importante, respeitar as diferenças culturais. Percebe-se o relativismo, quando o protagonista foi ao banheiro e não sabia usá-lo adequadamente, foi então, que uma senhora ensinou para ele como fazer uso do banheiro de maneira correta. Em outro momento, foi quando ele entrou no metrô e cumprimentou as pessoas com beijos. Observa-se o relativismo na amizade de Borat e da prostituta, sem mostrar receio com as culturas e classes diferentes.

*ETNOCENTRISMO
Já as cenas que mostrou o etnocentrismo foram: quando um dos protagonistas falou para o Borat, que deveria tirar o bigode, porque o uso do mesmo mostrava que seus costumes era diferentes. E no jantar, quando a senhora falou que logo Borat, aprenderia a cultura americana. Outra passagem interessante foi na hospedagem na casa dos judeus, Borat não aceitou o que lhe ofereciam, pois desconfiava do povo judeu.

*MULTICULTURALISMO
Entende-se, que o multiculturalismo, acontece devido às diversidades culturais, embora haja preconceitos em muitas pessoas, por desconhecer costumes de outras regiões. Pode-se combater o preconceito a partir do momento em que aceitamos e aprendemos a conviver com as diversas culturas.







ATIVIDADE 5- FICHAMENTO

COSTA, Marisa Vorraber. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos Estudos Culturais ao campo do currículo. In: LOPES, Alice Casimiro e Macedo, Elizabeth (orgs). Currículo: debates contemporâneos. SP: Cortez, 2005
Geniuza Ferreira Moraes
Ivanilde Alves da Silva
Railda Souza Machado



“O objetivo deste texto é, justamente, expor um panorama das discussões contemporâneas sobre a cultura, situando, dentro dele, os Estudos Culturais e as contribuições que análises em andamento neste novo campo podem trazer para que as importantes questões culturais que conflagram o mundo possam integrar as pautas dos currículos escolares e da formação de professores e professoras” (p. 20)

“A civilização e a cultura de massa estariam ameaçando esses padrões, afastando as pessoas dos cânones da literatura e das artes e transformando o mundo em massas de indivíduos incultos ou semicultos” (p. 21)


“Novas perspectivas, novos focos de atenção, novos debates e variadas metodologias de investigação surgem a cada momento, e as preocupações iniciais da matriz britânica vão assumindo configurações locais ao viajarem pelo mundo, rompendo fronteiras geográficas, culturais e disciplinares” (p. 22)


“A potencialidade política desse tipo de análise é ainda controvertida em nosso meio, particularmente em núcleos acadêmicos cristalizados em certa ortodoxia marxista que não admite qualquer tipo de luta política oposicionista fora da “experiência vivida” ou das chamadas “práticas concretas” [...]” (p.23)

“A significação é um processo social de conhecimento. Toda a teorização corrente sobre a escola, a educação, o ensino, a pedagogia, a aprendizagem, o currículo, constitui um conjunto de discursos, de saberes, que, ao explicar como essas coisas funcionam e o que são, as institui” (p. 24)

“As pedagogias culturais vão formando a nossa identidade, na medida em que envolvem nosso desejo, capturam nossa imaginação e vão construindo a nossa consciência. Isso dentro e fora das instituições educacionais [...]” (p.25)
“[...] Os Estudos culturais parecem ser intensamente permeáveis às mudanças históricas, à diversidade de ênfases problemáticas em diferentes momentos e geografias, e têm se caracterizado pelo debate amplo, pela divergência e pela intervenção” (p.25)

“Hoje, poderíamos afirmar que o problema mundial das questões étnicas e raciais colocou a temática como um dos focos preferenciais das análises dos Estudos culturais” (p.26)

“Os estudos culturais e a sua multiplicidade de possibilidades analíticas são, certamente, uma das chances que temos de não nos conformarmos em ser meros espectadores de conflitos étnicos, raciais e religiosos que assolam algumas regiões, povos e culturas do mundo, mas que também acontecem ao nosso lado diante dos nossos olhos” (p.26)

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