segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Primeira Avaliação- Ana Claudia Rodrigues, Antoniete Silva, Célia Torres, Marilsa Santos

Atividade 1- Diagnosticando problemas educacionais.
A escola na atualidade

Tem se dado a escola uma responsabilidade da formação do cidadão por completo, envolvendo todos os valores, morais, religiosos social. Ficando assim a cargo da mesma o compromisso de assumir esta situação em que o aluno permanece pouca parte do seu tempo diário. Sabemos então que a outra parte do tempo o que esta criança fica fora da escola. É uma questão em que a criança fica em meio a um fogo cruzado, a família diz que a responsabilidade é da escola, a escola joga a responsabilidade para o governo. No final a bomba explode nas mãos do professor.

Pontos que consideramos positivos na educação em nosso município;
• Formação continuada.
• Cursos de capacitação.
• Melhoramento de recursos financeiros.
• Ampliação de escolas.
• Construção de novos prédios escolares.
• Merenda escolar.
• Transporte.
• Laboratório de informática.
• Projetos sociais.
• Biblioteca.

Pontos que consideramos negativos na educação em nosso município;
• Material pedagógico suficiente.
• Superlotação das salas de aula.
• Valorização profissional.
• Integração família, escola.
• Atendimento creche.
• Investimento em esporte e Lazer.
• Apoio de profissionais na área de informática.
• Apoio de profissionais na área de psicologia.

Como profissionais conhecedores desta triste realidade que se encontra a educação hoje, temos pouco a fazer. Más é claro que não devemos ficar de braços cruzados, quanto a esta situação. Cabe elaborarmos e executar juntamente com a coordenação da escola, projetos que venham minimizar este contexto que se encontra a educação.





Atividade 2- Busca de Conceitos

Multiculturalismo

De acordo com Del Priori( p. 1). “O termo multiculturalismo designa tanto um fato, quanto uma política visando a consistência pacifica entre grupos étnicos e culturalmente diferentes”.

Educação

Para Pamplona. (2010,p.3) “a educação e um processo de atuação de uma comunidade, sobre o desenvolvimento do individuo, afim de que ele possa atuar em uma sociedade, pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos”

Interdisciplinaridade

De acordo com Gonçalves.(2010,p.1) “quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber.”

Transversalidade

Segundo Meneses. ( 2010,p.6)a transversalidade e entendida como uma forma de organizar o trabalho didático, na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas.

Currículo


As questões curriculares devem ser debatidas pela sociedade civil organizada que na medida em que um currículo educativo deve se direcionar para um bem comum social.As demandas de compreensão se modificam constantemente e ao mesmo tempo as exigências de mercado crescem e procuram argumentos cada vez mais consistente (MACEDO, 2010 p. 3)



REFERENCIAS

DEL PRIORI, Mary. Multiculturalismo( on line)Disponível no site
www.tvebrasil/salto/boletim 2002.( capitulado em 07/ 01/2010)

GONÇALVES, Carlos Jairo.Interdisciplinaridade ( on line) Disponível no site http://vsites.unb.br-Jairocarlos.pdf. ( capitulado em 07/ 01/2010)


MACEDO, Roberto Sidnei.Currículo. ( on line)Disponível no site http:// br gojaba.com / book 5204519/curriculo-campo-conceito-E Pesquisa-Macedo-Roberto Sidnei. ( capitulado em 07/ 01/2010)

MENESES, Ebeneser Taruko.Tranversalidade( on line)Disponível no site www.educabrasil.com.br.( capitulado em 07/ 01/2010)



PAMPLONA, Kelma. Educação. ( on line) Disponível no site http:// Paraibanews.Lautor/kelma..( capitulado em 07/ 01/2010)



Atividade 3- Analise do livro didático

Assunto: Merenda escolar

Os livros didáticos são sistematizados, mostrando situações bem definida como ver a classe dominante. Que tem sua base em uma ideologia de vida totalmente fora da realidade da maioria das famílias brasileiras. No livro pesquisado encontramos uma figura, representando diferentes tipos de nutrientes necessários a serem consumidos diariamente como; carnes peixes, ovos,frutas, grãos, leite e seus derivados.
De acordo com realidade da região, sugerimos uma aula passeio, ao mercado central, para mostrar quais alimentos são adequados para uma vida saudável.Durante a exposição, apresentar aos alunos cada alimento, informando quais vitaminas e minerais estão presentes em cada um de acordo com cores e textura.
Para avaliar, pode-se trabalhar em grupos, na montagem de um mural, com figuras identificando os alimentos adequados a saúde e bem estar do corpo.Levando-os alunos a questionar porque há diferença da merenda escolar em diferentes regiões, chegando a um senso comum.


Atividade 4 – Identificação de culturas através do filme: BORAT



No filme assistido observa-se senas de:

ETNOCENTRISMO CULTURAL

• Quando em um jantar com três casais de americanos, os mesmos aproveitando que Borat havia saído.Comentaram que ele era uma boa pessoa, e conseguiria aprender os costumes se tornando assim um americano.

• A outra sena apresenta um senhor incentivando Borat a tirar o bigode,e mudar seu costume de cumprimentar os outros homens com beijo no rosto.

• Assim que Borat entra em um metrô procura cumprimentar as pessoas, da mesma forma que age em seu pais,mas ninguém aceita.
RELATIVISMO CULTURAL
• Quando alguns rapazes deram carona para Borat, pois também estavam viajando pelo mundo. Eles se interessaram pela cultura do pais de seu amigo.

• Quando Borat entra em uma igreja, as pessoas são amigáveis, ajudam e ate viajam juntos.


• A sena que mostra uma prostituta, como uma amiga de Borat e no final ela se torna esposa dele sem nenhum preconceito.
No mundo em que vivemos existe milhares de diferentes culturas.Deve ser praticada a idéia de que cada povo com sua diversidade cultural precisa ser respeitado, pois todas as nações tem seus próprios valores e grandes riquezas em seus costume originais.














Atividade 5 -FICHAMENTO

COSTA, Marisa Vorraber.6. Poder, discurso e política cultural:contribuições dos Estudos culturais ao campo do currículo.In: Lopes,Alice Cassimiro e Macedo,Elizabety(orgs).Curriculo: debates contemporâneos.SP:Cortez, 2005

Ana Claudia M. Rodrigues
Antoniete Sousa da Silva
Célia Maria Plácido Torres
Marilsa Pereira dos Santos

“O objetivo deste texto, é, justamente expor um panorama das decisões contemporâneas sobre a cultura [...]”( p.19)

“Os meados da década de cinqüenta do século recém-findo assinalaram o surgimento da forte crítica a concepção de cultura até então dominante na teoria cultural” ( p.20)

“Como se pode perceber, o que está em jogo é a noção de cultura como um certo estado cultivado do espírito em oposição à de civilização, [...]” (p.21)

“É na cultura que se dá a luta pela significação, na qual os grupos subordinados tentam resistir a imposição de significados que sustentam os interesses dos grupos dominantes.”(p.22)

“Ao longo da segunda metade do século xx, os estudos culturais se caracterizaram por constituir um campo estável, amplo e diversificado de análise cultural”. (p.22)

“Novas perspectivas, novos focos de atenção, novos debates variados metodologias de investigações surgem a cada momento [...]” (p. 22)

“Quando indivíduos, grupos, tradições descrevem ou explicam algo em uma narrativa ou discurso, temos a linguagem produzindo uma ‘ realidade, ’ instituindo algo como existente de tal ou qual forma”. (p.23)

“Toda a teorização corrente sobre a escola, a educação, o ensino, a pedagogia, a aprendizagem, currículo, constitui um conjunto de discurso, de saberes [...]”(23)

“O problemático na disciplinaridade é que ela exerce desde um espaço tempo privilegiado-a modernidade européia-que, assim, se institui como norma [...]”(p.24)

“As pedagogias culturais vão formatando a nossa identidade [...]”(p.25)

“Os estudos culturais e sua multiplicidade de possibilidades analíticas são, certamente, uma das chances que temos de não nos conformarmos em ser meros espectadores de conflitos étnicos, raciais e religiosos [...]” (p.26)

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