quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Primeira avaliação-Edna Santos. Elizabeth Novais. Josilene Silva. Ronaldo Pinheiro.

ATIVIDADE 01- Diagnosticando problemas educacionais.

Discutir com um grupo a respeito da escola na atualidade,citando 10 pontos positivos e 10 pontos negativos.
O que você faria para reverter o que está ruim e melhorar o que está bom na educação paraense.

10 PONTOS POSITIVO:
01-Liberdade de expressão;
02-Inclusão social;
03-Meios de informações tecnológicas;
04-Professores qualificados;
05-Mais oportunidades de escola para todos;
06-Melhorou o material didáticos;
07-Alimentação com acompanhamento de nutricionista;
08-Espaço físico adequado;
09-Valorização cultural no meio escolar;
10-Houve melhoria no atendimento ao público.

10 PONTOS NEGATIVOS:
01-Professores mal remunerados;
02- Falta de acompanhamento da família na educação do filho;
03- Superlotação;
04- Falta de respeito entre aluno e professor;
05- Conflitos entre alunos;
O6- Mais formação para os professores oferecido pelo governo;
07- Desinteresse pelo ensino;
08- Destruição do patrimônio público;
09- Falta acompanhamento psicológico na escola;
10- Reconhecimento do profissional;

A educação do jeito que estar hoje, pode perceber que está difícil de reverter esta situação, mas no entanto podemos criar mais projetos e políticas públicas onde possa contribuir para um melhor desenvolvimento da educação deste país, não esquecendo da realidade vivenciada de cada família e aluno, deixando de lado aquele ritual a ser seguida e mostrando a realidade como ela é aos educando, tornando-os críticos,participativos e atuante na sociedade. Portanto para melhorar o que está bom é preciso que a comunidade escolar envolva junto com o meio, e assuma também o seu papel de educador, pois a educação não se faz sozinho. (Paulo Freire). É preciso também que haja interesse e motivação por partes dos governantes.

ATIVIDADE 02- Pesquisa sobre os conceitos dos temas a seguir:
CURRÍCULO
“Denotar o conteúdo de um assunto ou área de estudo particular, por um lado, de seu uso para referir o professor total de uma instituição de ensino, por outro. Inicialmente entendido como um conjunto disciplinar, programar, planos de estudos e objetivos “ (KELLY,2010,p. 03)

KELLY, A. V. (1981). O currículo. Teoria e Prática (on line) Disponível no site:WWW.uma.pt/jesussousa/ccc/10queeocurriculo.pdf. ( Capitulado em 06/01/2010)

MULTICULTURALISMO
“Há três tipos de acepção diferentes para o contexto da sociedade multicultural: A primeira é a existência de diversas nações históricas, com uma língua própria e uma história distinta, na mesma comunidade política. A segunda é a existência de diversas comunidades étnicas geradas pela imigração voluntária ou forçada, uma comunidade étnica seria marcada pela diferença em termos de língua e /ou religião e/ ou usos e costumes. A terceira acepção é aquela que expande o conceito de cultura até fazê-lo coicidir com minorias nacionais, imigrantes, sexuais, e outros”(ROSA, 2010, p. 01)

ROSA, João Cardoso. Sociedade multicultural: conceitos e modelos (on line) Disponível no site: www.for_tatino.org/info_flope/info_pdf/info_flope_10.pdf. ( Capitulado em 06/01/2010)

INTERDISCIPLINARIDADE
“A interdiscilinariedade é o conjunto dos diferentes contributos das várias ciências no sentido de encontrar uma explicação e um entendimento de determinado assunto, isto é, cada tema ou assunto engloba várias ciências, como por exemplo a educação, engloba a economia”(ALMEIDA, 2010,P.01)

ALMEIDA, Vanessa. O que é a interdisciplinariedade (on line) disponível no site: br. Answers. Yahoo.com/questionamen/índex?quid (capitulado em 06/01/2010)

EDUCAÇÃO
“A educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetos coletivos” (PAMPLONA, 2010, P.02)

PAMPLONA, Kelma. O conceito da educação (on line) disponível no site:http://paraibanews.com/author/kelmakjpamplona@gmail:com(capitulado em 06/01/2010)

TRANSVERSALIDADE
“Na educação, é entendido como uma forma de organizar o trabalho didático na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas” (MENEZES,2010,P.01)

MENEZES, Ebenezer takumo de: SANTOS,Thais Helena dos.”Transvesalidade”(verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira- Educabrasil. São Paulo:Midiamix Editora.2002. disponível no site: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionário.asp?id=70(capitulado em 06/01/2010)






ATIVIDADE 03- Analise do livro didático com proposta de intervenção

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Ao analisarmos este assunto, percebe-se que a ideologia lógica mostra a tecnologia avançada hoje. Como exemplo os meios de comunicação tais como o telefone, computador, rádio, televisão e outros, que desempenha um papel fundamental na vida das pessoas. A eficiência e a variedade dos meios de comunicação criam inúmeras formas de nos conectar com o mundo.
No entanto, a nossa realidade não é essa. Percebe-se que as pessoas não tem acesso a esses meios, devido as condições precárias da população que a maioria são de baixa renda.
A melhor forma de trabalharmos este assunto em sala de aula é mostrando a realidade vivenciada dos alunos para melhor desenvolver este conteúdo, e é por meio de diálogos e observações que o professor conhece a realidade de cada educando. Após explorar o que eles já conhecem, não podemos esquecer que é de grande importância levar para a sala de aula os meios que de comunicações que eles ainda não conhecem, para que ao se depararem com esta situação não venham causar constrangimento nas suas vidas, pois os mesmos não podem viver alheios dessa realidade mundial.

ATIVIDADE 04- Identificando Culturas
Três identificação do relativismo cultural relacionado ao filme.
• Na sena onde mostra o ator apreendendo a dirigir um carro e ele pergunta para o professor se ele aceitava namorar com ele e ele diz sim.
• A sena mostra o momento em que o ato tentava utilizar o banheiro mais não conseguia usar do jeito correto.
• Na sena mostra o momento que na hora da alimentação foi servido queijo que era tradição deles ,o mesmo era feito com leite dos seios da sua esposa e Borat comeu.
Três identificação do etnocentrismo cultural.
• Quando o ator começa a cumprimentar as pessoas com beijos e abraços nos homens.
• Na cena em que ele foi para a praça cantar o hino do país em que ele estava e ele cantou foi o hino do país que morava,o Casacstão , sendo vaiado por todos.
• Quando o ator entra cumprimentando á todos com beijos, um deles não aceita e ameaça batê-lo.
MULTICULTURALISMO E O COMBATE AO PRECONCEITO NA SOCIEDADE
Na sociedade há uma grande diversidade cultural, as crenças, os valores morais, costumes, ideologias e outros. É importante que haja respeito sobre as preferências de cada um, deva valorizar-se as decisões, pois convivi-se numa sociedade cultural diversificada. Desta forma, nega-se o preconceito, não só tolerar o que é diferente, mas sim aceitar e trabalhar o individuo como ele é.

ATIVIDADE 05- Fichamento

COSTA, Marisa Varraber. Poder, discurso e política cultural: contribuição dos Estudos Culturais ao campo do currículo. In: Lopes, Alice Casimiro e Macedo, Elizabeth (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. SP: Cortez, 2005
Edna Moreira dos Santos
Elizabeth Santos de Novais
Josilene Rocha da Silva
Ronaldo Monte Pinheiro

“ [...] O objetivo deste texto é, justamente, expor um panorama das discussões contemporâneas sobre a cultura, situando, dentro dele. Os estudos culturais e as contribuições que análise em andamento neste novo campo podem trazer para que as importantes questões culturais que conflagram o mundo passa integrar as pautas dos currículos escolares e da formação de professores”(p.20)
“Como se pode perceber, o que está em foco, é a noção de cultura como um certo estado cultivado do espírito em oposição a de civilização, entendida como localizada do lado da exterioridade, da superficialidade, das coisas materiais”(p.21)
“[...] por um lado, a vocação transnacional ou mesmo global dos estudos culturais tem-lhes possibilitado operar no âmbito muito amplo da política cultural, na qual, por exemplo, as conquistas das mulheres por igualdade-no mercado de trabalho, nas comunidades locais,em suas vidas pessoais etc[...]”(p.22)

“[...] Toda a teorização corrente sobre a escola, a educação, o ensino, a pedagogia, a aprendizagem, o currículo, constitui um conjunto de discursos, de saberes, que, ao explicar essas coisas funcionam e que são, as institui [...]”(p. 23)
“[...] As pedagogias culturais vão formando a nossa identidade, na medida em que envolvem nosso desejo, capturam nossa imaginação e vão construindo a nossa consciência [...]” (p.25)
“ o que podemos observar no panorama que apresentei é que os estudos culturais parecem ser intensamente permeáveis as mudanças históricas, à diversidade de ênfases problemáticas em diferentes momentos e geografias, e têm se caracterizado pelo debate amplo, pala divergência e pela intervenção[...]” (p.25)
“[...] Contribuir para que se possa compreender as divisões do mundo como produções que operam no campo discursiva e simbólico forjando a identidade e a diferença é uma das muitas formas como os Estudos Culturais podem participar efetivamente de uma educação mais consentânea com os problemas e dilemas do mundo em que precisamos viver e conviver.”(p. 26)

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