segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Primeira Avaliação- Eliam Vieira, Gleiciane Silva, Marinalva Silva e Telma Rodrigues

ATIVIDADE1 - DIAGNOSTICANDO PROBLEMAS EDUCACIONAIS.
Os dez pontos positivos discutidos pelo grupo a respeito da escola atual foram:
1. A liberdade de expressão;
2. O trabalho coletivo;
3. O trabalho desenvolvido através de pesquisa;
4. A interação professor e aluno;
5. O trabalho desenvolvido em cima da realidade do aluno;
6. A oportunidade de formação continuada para os docentes;
7. Inclusão social;
8. O trabalho desenvolvido com a ludicidade;
9. Inclusão tecnológica;
10. Acompanhamento de especialista na alimentação escola

Os dez pontos negativos foram:
1. A falta de compromisso por parte da família;
2. Os professores são mal remunerados;
3. A estrutura nas escolas não são adequadas para atender os discentes;
4. A falta de material didático no apoio ao trabalho dos docentes;
5. Super lotação de alunos em sala de aula;
6. A falta de preparação de alguns professores para atender alunos com necessidades especiais;
7. Violência dentro das escolas;
8. Uma grande necessidade de profissionais qualificados para atender as necessidades dos alunos e de suas famílias;
9. Pouco investimento por parte das políticas públicas na educação;
10. Falta de investimento em bibliotecas para pesquisa;
Apesar de tantas melhorias na educação, ainda tem muito que ser feito para melhorar. Com relação aos pontos negativos que atrapalham no desenvolvimento educacional do nosso estado e em todo o país em geral, acreditamos que nós como educadores já fazemos a nossa parte, é claro que precisamos fazer ainda mais, porém não depende só de nós e sim de todos em geral principalmente das políticas públicas que, no entanto deveriam e devem analisar esses problemas e investir mais na educação do nosso país. Por tanto com tantos problemas que enfrentamos desenvolvemos um excelente trabalho no contexto escolar.
Já com relação os pontos positivos estão bons, porém não devemos nos acomodar, precisamos está sempre inovando, buscando sempre o novo e trabalhando sempre as diversidades culturais.Precisamos também está sempre nos aperfeiçoando e fazendo a diferença, pois professor acomodado perde a hora e a vez. Enfim todos esses pontos positivos que discutimos deveriam e devem ser desenvolvido em todas as instituições educacionais melhorando assim o contexto educacional de nosso estado e principalmente de nosso país.


Atividade 2- Atividade de pesquisa de conceitos com realizações de citações diretas.
Currículo
Segundo Fontes (2010, p.1)

“Currículo é a pratica que estabelece diálogo entre os agentes sociais , os técnicos, as famílias, os professores e os alunos, o currículo é determinado pelo contexto, e nele adquiri diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.”
FONTES, Carlos. O currículo ( on line) Disponível no site http://educar. no. Sapo, pt. / currículo htm ano. ( capitulado em 06/01/2010)

Multiculturalismo
É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convencionalmente no que se convencionou chamar de mosaico cultual.(MORIO,2010.p.06)

MORIO, Mario Fernandes de. O multiculturalismo (on line) Disponível no site http://www.Slideshare.net./professormario/multiculturalismo. (capitulado em06/01/2010)

Interdisciplinaridade
É um terno que não tem significado único possuindo diferente interpretação, mas em todas elas esta implícita uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca da unidade do pensamento. Desta forma a interdisciplinaridade difere da concepção de pluri ou multiplisciplinaridade, as apenas justapões conteúdo. (MORDONI, 2010.p.1)

BORDONI, Thereza. a interdisciplinaridade (on line) disponível no site http://www.forumeducacao.hpq.ig.com.br/textos/didat-7htm (capitulado em 2010)

Educação
Segundo Teixeira (2010.p.1)
Diz respeito ao desenvolvimento humano em suas trajetória de vida desde o momento de seu nascimento ate sua morte.Refere-se as múltiplas formas de organização social que possibilitam as transformações da pessoa a fim de que ela possa atingir graus muitos mais elevados de realização pessoal e bem-estar social.

TEIXEIRA, Gilberto. a educação (on line) disponível no site http://www.sirprofessoruniversitario.pro.br./ler.php?modulo=12 § texto=725.(capitulado em 06/01/2010)
Transversalidade
Segundo Arantes ( 2010.p.2)

É uma mobilidade conceito que aponta para o reconhecimento da produção da multiplicidade, para a atenção à diferença e diferenciação e,portanto, para a idéia de conexão entre pontos e disciplinas diversas.

ARANTES, Priscila. a transversalidade (on line) disponível no site http://docs.gogogle.com/viewer?a=§q=cache:|3vPpiwtrn4|:www.anpap.org.br/2009/pdf/chtca/priscila_almeida_cunha_arantes.p.(capitulado em 06/01/2010)

Atividade 3-nAnálise do livro didático com proposta de intervenção.
Ideologia da classe dominante.

Ao analisarmos essa atividade no livro didático que é direcionado para os nossos alunos e para nós professores, percebemos que as ilustrações, na maioria são voltadas para uma realidade totalmente diferente da que os nossos alunos vivem. Realidade essa voltada para uma classe dominante, ou seja, eles tentam mostrar a ideologia de que toda a realidade e igual à deles, como por exemplo; sinais de trânsito, ruas pavimentadas e arborizadas. Entretanto sabemos que a nossa realidade não coincide com esta apresentada.

Estratégia de Intervenção:

Ao desenvolvermos essa atividade (Sentindo o ambiente) com os nossos alunos realizaríamos das seguintes formas:
• Agruparíamos os alunos em grupos;
• Levantaríamos conhecimentos prévios sobre o ambiente mostrado na imagem;
• Ainda em grupo pediríamos que eles produzissem uma lista com o nome das coisas que fazem parte de sua realidade.
• Juntamente com os alunos discutiríamos as coisas que não fazem parte de nossa realidade;
• Finalizaríamos essa atividade com uma aula a passeio no ambiente no qual o aluno convive fazendo, no entanto uma comparação da realidade vivenciada por nós e nossos alunos.

Atividade 4 Identificado cultura

Descreva três passagens do filme Borat que você percebeu o relativismo cultural e três que você percebeu o etnocentrismo cultural.
Relativismo cultural
• A cena em que ele entrou na igreja e foi ajudado por um grupo de pessoas independente de sua cultural e religião.
• E a cena em que Borat foi convidado para uma entrevista no jornal para falar de sua cultura.
• A cena em que Borat cumprimentou os homens com beijos no rosto como de costume em seu país e, no entanto não foi discriminado.
Etnocentrismo cultural
• A cena que Borat foi convidado para um jantar social e uma americana lhe falou para ele esquecer a sua cultura.
• A cena em que um homem pediu para Borat tirar o bigode para não parecer um judeu.
• A parte do filme quando ele foi hospedado em uma penção e a mulher lhe levou para o quarto e lhe falou que as fotografias na parede eram de povos judeus, logo Borat retirou-se imediatamente pensando que se ficasse ali teria sérios problemas.
Escrever um parágrafo a respeito do multicultaralismo e o combate ao preconceito na sociedade.

Sabe-se que o multiculturalismo é a existência de muitas culturas que predominam o mundo, culturas essas que possuem cada uma sua lógica própria. Neste sentido deve-se trabalhar sempre nas escolas o relativismo cultural, ou seja, o respeito pelas diferentes culturas, combatendo assim o preconceito dentro da sociedade. Sabe-se também que toda cultura tem sua importância e seu valor. No entanto não existe cultura melhor ou mais importante que a outra e sim diferentes
Atividade 5 - Fichamento
COSTA,Marisa Vorraber.Poder.discurso e política cultural:contribuições dos estudos Culturais ao campo do currículo.In: LOPES,Alice Casimiro e Macedo,Elizabeth(orgs).Currículo:debates contemporâneos.SP:Cortez,2005
Eliam Burgo Vieira
Gleiciane Lima Silva
Marinalva Rodrigues da Silva
Telma Souza Rodrigues
“ O objetivo deste texto é, justamente, expor um panorama das discussões contemporâneas sobre a cultura, situando, dentro dele, os Estudos Culturais e as contribuições de analises em andamento neste primeiro campo[...] possam integrar as pauta dos currículos escolares e da formação de professores e professoras”(p.20)
“ Como se pode perceber, o que está em jogo, é a noção de cultura como um certo estado cultivado do espírito em oposição à de civilização, [...]” (p.21)
“ [...] Estudos culturais é resultante de uma movimentação teórica e política que se articulou contra as concepções elitista e hierárquicas de cultura, [...]” (p.21)
“ [...] Hoje, eles continuam sendo transformados e os debates mais recente de inspiração pós-moderna estariam substituindo as abordagens iniciais centradas nas questões de ideologia e hegemonia.” (p.22)
“ Do campo da literatura, cenário dos embates iniciais sobre questões de política cultural, passou-se aos demais campos e, atualmente, antigos e novos objetos de todas as áreas de produção de saberes [...]” (p.22)
“ Toda a teorização corrente sobre a escola, o ensino, a pedagogia, a aprendizagem, o currículo, constituem um conjunto de discurso de saberes, [...]”(p.23).
“ [...] Tenho procurado mostrar que as formas como falamos sobre o mundo, por meio das linguagens e das teorias disponíveis, modelam amplamente nossa compreensão sobre por que e como as coisas são como são.” (p. 24)
“ As pedagogias culturais vão formatando a nossa identidade, na medida em que envolve nosso desejo, [...] e vão construindo a nossa consciência. Isso significa que há pedagogias culturais e currículos culturais em andamento dentro e fora das instituições educacionais,” (p.25)

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