quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ana ClaudiaRodrigues, Antoniete Silva, Celia Torres, Mariza Santos

IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: M. E. F. Luciolo Oliveira Rabelo
Data_____/_________/_______
Goianesia do Para
Série: 2 serie do ensino fundamental.
Discplina: Geografia / Geografia
Tema Gerador: Pluralidade Cultural
Conteúdo: A Família de cada um.
OBJETIVOS:
Geral
• Conhecer as diversas influencias étnicas na formação cultural brasileira, adotando uma postura de respeito e valorização para com esses grupos.
Especificos
• Reconhecer sua identidade familiar em meio a roda de conversa.
• Identificar as diferenças e semelhanças existentes entre seus colegas.
• Desenvolver a oralidade, em que o aluno irá fazer relatos do cotidiano.
• Trabalhar a escrita, por meio da construção do acróstico.
• Pesquisar no dicionário

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:
• A aula será iniciada com uma dinâmica de sensibilização com espelho, que será colocado em um lugar estratégico onde cada alunos estarão observando sua fisionomia.
• Em seguida realizaremos; roda de conversa com relatos do cotidiano de cada aluno e sua família.
• Durante os relatos será montado um painel de figuras com vários tipos humanos: brancos, negros, índios orientais.Cada aluno estará colando uma figura no mural.
• Dando continuidade estaremos explicando o que é um acróstico, procurando o significado no dicionário.
• Para avaliar o conhecimento, cada aluno estará construindo um acróstico, com a palavra diversidade cultural.
• Os primeiros alunos a terminarem, estarão participando da pescaria com perguntas sobre o tema.
RECURSOS:
• Matérias- espelho, caixa de sapato, tesoura, cola, papel 40k, pincel, chamex, caneta, mapa, revistas, livros, caderno, papelão.
• Humanos- professor, aluno.
• Financeiros- financiados pela escola.

AVALIAÇAO:
• A avaliação será realizada de maneira continua e processual através da participação positiva de cada aluno, nas atividades desenvolvidas.

Referência:
VESENTINI, J. William; MARTINS, Dora; PECORA, Marlene. Aprendendo sempre. ÁTICA, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário