sábado, 9 de janeiro de 2010

1ª Avaliação Antonio Martins; Antonia Rodrigues; Letimar Sousa; Oricelia Macedo

Atividade 1-Diagnosticando problemas educacionais

Ao longo dos tempos viemos discutindo sobre a educação em nosso país, constatamos que a educação nunca foi privilégio para a população menos favorecidas, sendo que na historia da educação brasileira sempre tiveram privilegio a elite dominante. E nos dias atuais a educação ainda não é uma prioridade para todos, pois vivenciamos uma realidade onde há uma má distribuição de renda, vindo assim contribuir para a desigualdade social.
Já que a educação é um direito para todos, o governo deveria investir um pouco mais, com a construção de escolas, possibilitar também o acesso a universidades abertas para que a lei venha a ser cumprida.

Pontos Positivos
• Formação continuada;
• Inclusão digital nas escolas;
• Transporte escolar;
• PDE/PDDE;
• Universidades Abertas;
• Conselho escolar;
• Acompanhamento de nutricionistas na merenda escolar;
• Construção de escolas nos bairros;
• Trabalhar a educação por meio de projeto;
• Ministério da educação;
Pontos Negativos
• Situações inadequadas de algumas escolas;
• Salas superlotadas
• Falta de profissionais capacitados para atender as necessidades de alunos especiais;
• Má remuneração dos profissionais da educação;
• Falta de psicóloga nas entidades de ensino;
• Falta de acompanhamento da família;
• Transporte escolar inadequado;
• Falta do livro didático de acordo com a realidade dos alunos;
• Falta de jogos educativos em algumas escolas;
• Falta de respeito por parte dos alunos para com os profissionais;

Para que a educação venha a melhorar, é necessária a criação de mais políticas publicas pára favorecer o atendimento mais acessível à população, construindo mais escolas, para que venha a diminuir a demanda de alunos em sala de aula. Trabalhando com projetos que venha trazer a família para dentro da escola. Remunerar melhor os profissionais da área, para que possam trabalhar com mais dedicação, levando em consideração a realidade de cada individuo, pois como educadores lidamos com a individualidade e as diversidades culturais.

Atividade 2- Busca de conceitos

Multiculturalismo
Segundo Del Priore (2010, p.1)
O termo multiculturalismo designa tanto um fato (sociedades são compostas de grupo culturalmente distintos) quanto uma política (colocada em funcionamento em níveis diferentes) visando à coexistência pacifica entre grupos étnica e culturalmente diferentes. Em todas as épocas, sociedades pluriculturais coexistiram e, hoje menos de 10% dos países do planeta podem ser considerados como culturalmente homogêneo. Por outro lado, o tratamento político da diversidade cultural é um fenômeno relativamente recente.

DEL PRIORE, Mary. Conceito de multiculturalismo (on line) Disponível no site www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/mee/meet/meetxt1.htm. (capitulado em 06/01/2010)

Currículo
Segundo Fontes (2010, p.2)
O currículo constituiu um dos fatores que maior influencia, possui na qualidade do ensino. Este aparentemente consenso esconde um equivoco. Não existe uma noção mais varias noções de currículo, tantas quantas as perspectiva adaptadas. O currículo continua a ser freqüentemente identificado, como plano de estudo. Currículo significa neste caso, pouco mais do que o elenco e a seqüência de materiais, proposta para um dado ciclo de estudo, um nível de escolaridade ou um curso, cuja freqüência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso.

FONTES, Carlos. Conceito de currículo (on line) Disponível no site educar. no.sapo.pt/currículo.htm. (capitulado em 06/01/2010)


Educação
Segundo Pamplona (2010, p.2)
No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento afim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos.
PAMPLONA, Kelma. Conceito de educação (on line) Disponível no site paraibanews. lauthor (capitulado em 06/01/2010)

Transversalidade
Segundo Menezes (2010, p.1)
Termo que na educação, é entendido como uma forma de organizar o trabalho didático na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. O conceito de transversalidade surgiu no contexto dos movimentos de renovação pedagógica, quando os teóricos conceberam que é necessário redefinir o que se entende por aprendizagem e repensar também os conteúdos que se ensinam aos alunos.
MENEZES, Ebenezer Takuno de SANTOS, Thais Helena dos. “Transversalidade” (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira. (on line) Disponível no site WWW.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=70, (capitulado em 06/01/2010).

Interdisciplinaridade
Segundo Fazenda (2010, p.1)
O desenvolvimento tecnológico atual é de ordem tão variada que fica impossível processar-se com a velocidade adequada a esperada sistematização que a escola requer. Por outro lado a opção que tem sido adotada, da inclusão de novas disciplinas ao currículo profissional só faz avolumarem-se as informações e a atomizar mais o conhecimento.
FAZENDA, Ivani. Interação e interdisciplinaridade no ensino brasileiro afetividade ou ideologia. (on line) Disponível no site WWW.educabrasil.com.br (Capitulado em 06/01/2010)


Atividade 3- Analise do livro didático

O dia-a-dia de uma criança
O livro didático mostra as imagens de uma ideologia imposta pela elite, onde as crianças têm um padrão de vida, possibilitando acesso a melhores escolas, boa alimentação, lazer, moradia confortável, bons hábitos de higiene, tem acompanhamento dos pais na realização das atividades escolares e outros.

Estratégias de Intervenções
• Criação de uma televisão contando o que eles fazem no dia-a-dia, explorando a oralidade.
• Criação de um varal para as crianças desenharem o que elas fazem.
• Pedir para elas escreverem os acontecimentos do dia-a-dia.
• Questionamento dos hábitos diários através da caixinha de surpresa.



Atividade 4 Identificando Culturas

Relativismo Cultural
1ª Passagem: Rodeio quando começa a menosprezar os americanos por meio do hino.
2ª Passagem: Quando ele participou na rua da parada gay.
3ª Passagem: Quando ele casou-se com a prostituta.
Etnocentrismo Cultural
1ª Passagem: À hora em que ele pediu para ir ao banheiro e não soube utilizar o vaso sanitário da maneira correta.
2ª Passagem: Na hora em que foi recebido pela família judaica.
3ª Passagem: Quando convidou a prostituta pra ir jantar, e as pessoas se incomodaram com sua presença que acabou chamando a policia.

O multiculturalismo originou-se da pluralidade cultural, devido à miscigenação das culturas, por meio das grandes tensões ganhando força política nos campos dos saberes, contribuindo para a diminuição da discriminação e preconceito, vindo a preparar cidadãos para lidar com uma sociedade justa e democrática.


Atividade 5- Fichamento

COSTA, Marisa Vorraber. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos estudos culturais ao campo do currículo. In: LOPES, Alice Casimiro Macedo, Elizabeth (orgs). Currículo: Debates contemporâneos. SP: Cortez, 2005

Antonio Cleidson Vieira Martins
Antonia Jecileide Almeida Rodrigues
Letimar Aguiar de Sousa
Oricelia Raul Macedo

“[...] O objetivo deste texto é, justamente expor um panorama das discussões contemporâneas sobre a cultura, situando, dentro dele, os Estudos culturais e as contribuições que análises em andamento neste novo campo podem trazer para que as importantes questões culturais que conflagram o mundo possam integrar as pautas dos currículos escolares e da formação dos professores e professoras.” (p,20)

“[...] Como se pode perceber, o que está em jogo, é a noção de cultura comum certo estado cultivado do espírito em oposição à de civilização, entendida como localizada do lado da exteoridade, da superficialidade, das coisas materiais.” (p, 21)

“[...] Nesse sentido, os textos culturais são muito importantes, pois eles são um produto social o local onde o significado é negociado e fixado, em que a diferença a identidade são produzidas e fixadas e que a desigualdade é gestada.” (p, 22)

“[...] Ou seja, a idéia de que a coordenação é a regulação das pessoas não se dar pelos discursos circulantes nos espaços pedagógicos institucionalizados como as escolas e seus similares [...] O que podemos observar que o panorama que apresentei é que os Estudos Culturais parecem ser intensamente permeáveis às mudanças históricas, à diversidade de ênfases problemáticas em diferentes momentos e geografias, e têm se caracterizado pelo debate amplo, pela divergência e pela intervenção.” (p, 25)

“[...] Hoje, poderíamos afirmar que o problema mundial das questões étnicas e raciais colocou a temática como um dos focos preferenciais das analises dos Estudos culturais.” (p, 26)

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